A
metodologia do foi concebida adotando algumas propostas da
corrente construtivista da psicopedagogia. Resunidamente, podemos colocar que são pontos de apoio da nossa metodologia:
- o conhecimento é construído pelo indivíduo a partir de informações por ele captadas;
- cada indivíduo opera o seu processo de construção do conhecimento coerente com o seu estilo e ritmo próprio de aprendizagem;
- uma pessoa aprende qualquer coisa desde que lhe seja permitido respeitar o seu próprio processo de construção do conhecimento;
- a troca de experiências com outras pessoas é importante no processo de cristalização do conhecimento.
A figura que se segue ilustra estas ideias:
Ela é, então, baseada em fundamentos pedagógicos que concebem o
conhecimento como um processo de construção conduzido pelo próprio aprendente. Assim, a ênfase não é só no ensino, mas, principalmente, no aprendizado. Por isto, o tem foco no
suporte à aprendizagem. Sua base é a
educação remota - educação distribuída, educação a distância. Pressupõe uma
participação ativa do estudante.
Ela contribui, assim, para aumentar o rendimento do estudante, permitindo que ele, utilizando as ferramentas de suporte à aprendizagem, principalmente de interatividade com o objeto de aprendizagem, e colaboratividade com professores e colegas, aprenda no seu ritmo próprio de aprendizagem.